Apresentação

O Grupo AVANTE, criado em 2010 no âmbito da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília e constante da base de dados do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, produz conhecimento sobre a Educação Física, o Esporte e o Lazer em suas inter-relações com a Política e a Formação Humana.
Reúne pesquisadores e alunos de diferentes instituições, em especial, do Distrito Federal. Pauta-se pelo fazer científico, pelo intercâmbio acadêmico e pela construção de estratégias para o trabalho coletivo de ensino, pesquisa e extensão sustentados em referenciais teóricos vinculados ao campo das teorias críticas, notadamente a de tradição marxista.
Organiza atividades para fomentar projetos, desenvolver pesquisas, constituir fóruns de discussão e a publicação de trabalhos, contribuindo para a produção, sistematização e difusão de conhecimentos relativos à área da Educação Física.
Objetivos:
- Consolidar atividades de pesquisa e estudos sociocríticos referentes às temáticas da Educação Física, Esporte e Lazer na UnB, com trabalho junto a pesquisadores e estudantes, especialmente, da Faculdade de Educação Física, estendendo ações à universidade e outras instituições;
- Desenvolver atividades voltadas à articulação de ensino, pesquisa e extensão, com destaque para práticas de investigação científica, estágios, intercâmbios, formação continuada, seminários e organização de banco de dados sobre a Educação Física, o Esporte e o Lazer;
- Ofertar disciplinas na graduação e pós-graduação aprofundando estudos sociocríticos sobre a Educação Física, o Esporte e o Lazer, articulando a formação profissional inicial e continuada na Faculdade de Educação Física da UnB;
- Estimular a produção, sistematização e difusão do conhecimento sobre Educação Física, o Esporte, o Lazer, a Política e a Formação;

- Disponibilizar um espaço laboratorial, organizando, reunindo e socializando recursos materiais e didáticos aos pesquisadores e estudantes da UnB e outras instituições.
Linhas de Pesquisa:

Educação Física, Formação e Trabalho: O objetivo desta linha de pesquisa é analisar as relações das temáticas da Educação Física, da Formação e do Trabalho, com investigações sobre a intervenção profissional, tomando as variadas formas de organização do trabalho na área, bem como sobre os aspectos teórico-metodológicos que envolvem a Educação Física como prática pedagógica e campo acadêmico.
Políticas de Esporte e Lazer: O objetivo desta linha de pesquisa é analisar as relações das temáticas do Esporte, do Lazer e da Política, com investigações sobre a gestão e as políticas públicas de esporte e lazer, dedicando-se às concepções, princípios e metodologias de investigação adotados em sua consecução, bem como sobre o financiamento e os processos de formulação, implementação e avaliação inerentes à sua objetivação.

Como participar:

O Grupo Avante reúne pesquisadores e estudantes através de dois tipos de participação, a institucional e a voluntária.
Os participantes institucionais, pesquisadores e estudantes sob sua respectiva orientação, são aqueles diretamente vinculados aos projetos organizados pelo grupo - doutrorandos, mestrandos, estudantes de iniciação científica, monitores, bolsistas de extensão etc.
Os participantes voluntários, sem vínculo direto com os projetos desenvolvidos pelo grupo, participam de suas reuniões e atividades buscando a formação continuada e atualização de conhecimentos, reconhecendo neste tipo de participação um importante espaço de discussão, qualificação e pertencimento acadêmico.
A participação como colaboradores é aberta a qualquer interessado, realizada a partir das reuniões ordinárias e atividades do grupo, conforme o programado em suas agendas semestrais de trabalho.